Aproximacao E Pouso Ils

Lizandro

[TUTORIAL] Aproximação e Pouso ILS

O que é ILS?

Seu uso restringe-se à aproximação para o pouso. Com ele as aeronaves podem aterrissar em virtualmente qualquer tempo.

Podemos dizer que o ILS divide-se, basicamente, nos seguintes componentes:

Localizer:

O localizer (LOC) é um transmissor que geralmente está localizado na cabeceira oposta à do pouso. Sua função é nos fornecer informação do posicionamento em relação ao eixo da pista.

Se o marcador estiver alinhado, a aeronave está no curso do Localizer. Se a aproximação estiver desestabilizada não hesite, ARREMETA! É extremamente difícil, principalmente nos jatos de grande porte consertar uma aproximação mal estabilizada, especialmente se estivermos próximos da cabeceira.

Glideslope:

O Glideslope (GS) nos fornece indicações de uma rampa de planeio até a cabeceira da pista. A antena do GS geralmente localiza-se geralmente à esquerda do eixo da pista, na altura do ponto de toque, a cerca de 300 metros da cabeceira da pista de pouso. Mantendo-se rigorosamente no GS a aeronave cruzará a cabeceira a um a altura entre 50 e 60 pés acima da pista.

Se a barra estiver deflexionada para cima significa que estamos ABAIXO da trajetória de planeio. Caso ela esteja deflexionada para baixo, estaremos ACIMA da trajetória de planeio.

Para mantermos o Glideslope, deveremos manter uma razão de descida constante ao longo da trajetória. Uma regra prática, é multiplicar a sua velocidade indicada em Knots por 5, que dará a razão de descida aproximada para manter o GS. Caso, por exemplo, estejamos nos aproximando a 140 Kts, a nossa razão de descida deverá ser de 140 X 5 = 700 fpm. Caso a aproximação não esteja estabilizada, principalmente se estiver abaixo do GS à baixa altura ARREMETA IMEDIATAMENTE!

Com as informações do LOC e do GS combinadas podemos saber exatamente a nossa posição em relação à trajetória ideal para a pista.

Vamos agora TREINAR uma aproximação ILS com piloto automático ativado.

Como exemplo, execute o FlightGear utilizando o Boeing 737-300, no Aeroporto Intl. do Galeão (SBGL), na pista 10.

Você terá que saber a frequência ILS da pista 10, no caso 109.3. Para descobrir a frequência de outras pistas e aeroportos, utilize o programa ATLAS ou o Kelpie Flight Planner.

1) Vá no menu Equipment > Radio Settings. Em NAV1, digite a frequência 109.3 e clique em Ok. No painel, em VOR1 deve aparecer a indicação 109.3, com o código ITB abaixo.

2) Ative o piloto automático para aproximação. Vá até o menu Autopilot > Autopilot Settings. Marque as opções nesta ordem: NAV1 CDI Course, Heading Control, NAV1 Glideslope, Pitch/Altitude Control. (Podem ser usados também os atalhos Ctrl+N e Ctrl+G para ativar a aproximação).

3) Agora vamos posicionar o avião na rampa de aproximação. Vá no menu Location > Position Aircraft (in air). Em Distance, coloque 10. Em Altitude, digite 3250. Em Airspeed, informe 160. Clique em Ok.

O avião será posicionado a 3250 pés de altura, a uma distância de 10 milhas da cabeceira da pista, numa velocidade de 160 nós.

Veja uma imagem do painel do Boeing 737-300, com as indicações do Glideslope e do Localizer:
http://www.orkut.com/AlbumZoom.aspx?uid=13492255482848859452&pid=7

O piloto automático se encarregará de controlar a posição do avião em relação a pista, e a altura de aproximação.

No entanto, vc deverá controlar a velocidade. Mantenha o avião entre 130 e 140 nós, diminuindo ou aumentando a potência, se necessário. Utilize os flaps (Teclas ] e [ ), a medida que for se aproximando da pista.

Se tudo der certo, vc conseguirá um pouso perfeito!

Se não der certo, não desista, tente dinovo, seguindo a partir do passo Nº 3.

Algo mais…
Esses procedimentos funcionam para a maioria dos aviões.

Todas essas informações eu consegui pesquisando no Google, e com muito tentativa e erro… e paciência!. Dessa forma, deve haver alguns erros ou inconsistências.

Assim, se houver alguma correção, fiquem a vontade para fazê-la.

Um abraço a todos!

Ah, mais um detalhe, quanto estiverem se aproximando da pista, quase no ponto de toque, desativem o controle automático do Glideslope, com Ctrl+G e controlem o avião no manche mesmo… Senão o avião fica descontrolado.

Página Principal Material para Voo
Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License