Como Decolar No Flightgear

Lizandro

[TUTORIAL] Iniciantes: Como decolar no FlightGear

Como decolar no FlightGear? Esse é o maior problema de toda pessoa que usa o FlightGear pela primeira vez. Ao tentar decolar, o avião começa a correr sozinho na pista, puxa para o lado, começa a dar várias cambalhotas e acaba acidentado, como a figura abaixo. Por mais que tente, você não consegue controlar o avião, acaba desanimando e desiste. Sei disso porque aconteceu o mesmo comigo. Veja abaixo:

Se esse for o seu problema, e você tiver um pouco de paciência para ler este tutorial inteiro, garanto que vai se sair bem no FlightGear. A partir daqui, acredito que você já instalou o FlightGear, e já conseguiu iniciá-lo pelo menos um vez. Se não, leia os tópicos sobre como instalar e como iniciar o FlightGear.

Sugiro utilizar o Cesna 172p, que é um avião simples que vai lhe ajudar a ter as noções básicas de um simulador. Execute o FlightGear, escolha o avião mencionado e o aeroporto KSFO.

Antes de sair do chão, a primeira coisa a saber são os controles básicos do simulador. Se você não possui um joystick, entenda que a melhor maneira de controlar o avião é usando o mouse. Isso mesmo, o mouse! Se você tentar usar apenas o teclado para controlar o avião, dificilmemente vai conseguir. Existem três modos de usar o mouse:

1. Ao entrar no simulador, você estará no modo normal, com o mouse livre para clicar nos menus e nos controles do painel do avião. O cursor do mouse é o ponteiro normal do sistema operacional.

2. Ao clicar uma vez com o botão direito do mouse, você entra no modo de controle (o cursor do mouse muda para a forma de uma cruz), e ao mover o mouse, você irá mover o manche do avião. Mantenha o manche centralizado antes da decolagem para evitar um acidente logo de início. Segurando o botão esquerdo do mouse, você irá controlar as rodas e o leme traseiro do avião, que lhe permite taxiar na pista e controlar o avião no chão. Soltando o botão esquerdo, você volta a controlar o manche. Treine bem essa combinação e você logo vai dominar o simulador.

3. Clicando mais uma vez o botão direito do mouse, você passa para o modo de visualização (o cursor do mouse muda para uma setinha dupla). Nesse modo, você verá à partir dos olhos do piloto, e ao mover o mouse, você terá tem total liberdade para olhar para cima, para baixo, para os lados, para trás etc. Para centralizar a visão ao modo inicial, clique um vez com o botão esquerdo do mouse, de forma que você consiga ver bem a pista a sua frente e ao mesmo tempo uma boa parte do painel.

Ao clicar com o botão direito do mouse novamente, você volta para a visão no modo normal e fica com o mouse livre para clicar em todas as opções.

Entendido o uso do mouse, vá para o modo de visualização e tente encontrar a alavanca de potência. A imagem abaixo mostra de qual alavanca estamos falando:

Se achou a alavanca, volte ao modo normal para clicar nela. Clique com o botão esquerdo do mouse na parte superior da alavanca para aumentar a potência (você pode usar também as teclas PgUp e PgDown para aumentar e diminuir a potência). Clique e segure na alavanca até que ela fique completamente afundada. Este é o controle de potência do motor, e serve para controlar a velocidade do avião tanto na decolagem como no vôo.

Se desejar, pause o jogo com a tecla P para evitar que o avião saia correndo pela pista enquanto você lê as instruções. Use Shift+B para acionar os freios de estacionamento e o mesmo comando para soltar os freios. Após dar potência máxima e pausar o jogo, volte ao modo de visualização e controle sua visão para que consiga ver a pista de decolagem. Agora que o motor está com potência máxima, o avião deve começar a andar sobre a pista. Há duas maneiras de controlar o avião no chão:

1. Vá para o modo de controle (cursor do mouse na forma de cruz), e segure o botão esquerdo do mouse. Mova para direita e esquerda o mouse, e isso movimenta a roda dianteira e o leme traseiro do avião. Tente manter o avião no centro da pista.

2. Você pode também usar as teclas “,” e “.” (vírgula e ponto) para dirigir o avião. Estas teclas acionam os freios da esquerda e direita respectivamente, o que fazem o avião manobrar na pista. Pode ser difícil no começo controlar o avião, mas não desanime. Com a prática você conseguirá manter o avião na pista.

Com o avião em velocidade, e dentro da pista, entre no modo de controle para poder controlar o manche com o mouse. Espere o avião atingir a velocidade de 65 nós de velocidade antes de decolar. Para verificar a velocidade, olhe o velocímetro no painel, como mostra a figura abaixo:

.

Deixe que o avião atinja a velocidade correta, pois se você não ganhar velocidade suficiente, vai perder altitude fazendo o avião cair. Quando atingir 65 nós, mova devagar o mouse na sua direção (para trás) fazendo com que o manche seja puxado. Com isso o avião vai decolar. Não faça movimentos bruscos nem tente subir muito rápido. Se você tentar subir de uma vez, a aeronave vai perder velocidade e será jogada violentamente para baixo numa queda livre.

Para controlar a aeronave mova o manche (mouse no modo de controle) de forma suave e nunca deixe que ele baixe ou suba demais a frente. Continue voando e se distancie do aeroporto. Quando chegar a uma boa altitude, tente estabilizar a aeronave, e curta a vista. Para mudar os ângulos de visão, pressione a tecla V. Na visão externa, você pode entrar no modo de visualização e mover o mouse para qualquer direção que você quiser. Para voltar a cabine do avião, pressione Ctrl+V e você poderá então mudar para o modo de controle e assumir o manche da aeronave com o mouse novamente.

Se alguma coisa der errado, você pode tentar novamente indo ao menu Arquivo > Resetar (File > Reset). Com isso sua aeronave irá voltar para o início da pista no aeroporto, mas o motor estará desligado. Para dar partida no motor e começar tudo novamente, basta pressionar Shift+} três vezes para ativar os magnetos de ignição do motor. Em seguida, pressione a tecla S para ligar o motor.

Com isso, espero que tenha conseguido concluir seu primeiro vôo com sucesso no Flight Gear!

Decolando o helicoptero BO105

depois de muito apanhar para tentar decolar o helicoptero consegui voar nele. Ler um pouco sobre o funcionamento dos helicopteros ajuda. Depois disso, o primeiro passo é ligar o aparelho: use Shift + }.
As teclas PgUp, PgDn "torcem" as pás do helicóptero. Segurando PgDn elas torcem de modo a dar sustentação ao helicoptero: ele tende a subir a traseira. Com PgUp, acontece o contrário. Use essas duas teclas para subir ou descer o BO em vôo.
Outra coisa que não deve ser esquecida é o controle do rotor traseiro. Sem estabilizá-lo, o helicoptero gira no seu próprio eixo. Use 0 e Enter para controlá-lo.

Página Principal Material para Voo

Então vamos à decolagem: ligue e espere chegar na potência máxima. Vá controlando a tendência de giro para a esquerda e direita com 0 ou Enter até estabilizar o BO. Feito isto, segure PgDn para que ele começe a subir. A partir daqui, começa a batalha homem e mouse X máquina! Por incrível que pareça, no modo de visualização do piloto é mais fácil decolar. Tente controlar ele o máximo possível a medida que começar a sair do chão (é bastante difícil, mas com prática, e depois de dar PT em muitos aparelhos, dá para decolar).
Uma vez no ar e estabilizado da para fazer alguns vôos.
Com essas dicas você conseguirá decolar.
Uso o teclado, pois não tenho joystick. Já descobri muitas teclas que acionam funções que ainda não compreendo nem domino (por exemplo: parece que as teclas Home e End inclinam as pás para frente e para trás - acho que isso ajuda o helicóptero a aumentar e diminuir a velocidade de vôo horizontal, mas não tenho certeza). Se após treinar, descobrir comandos novos ou aprender a pairar e/ou aproximar para o pouso de modo lento e controlado, dê o toque pra galera.

Espero ter ajudado.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License